Doenças e Lesões do Quadril Impacto Femoroacetabular

O que é?

O impacto femoroacetabular é o processo patológico causado por uma anormalidade no formato da cabeça femoral, do acetábulo ou de ambos. É caracterizado por um contato precoce da entre as proeminências ósseas do quadril durante o movimento do quadril, limitando a amplitude de movimento normal – em especial, a flexão e a rotação interna.

Existem dois tipos de impacto femoroacetabular. O CAM, é de causa femoral, e se deve a uma porção não esférica da cabeça femoral.

Já o impacto tipo PINCER, é a causa acetabular, e pode ser caracterizado por uma sobrecobertura geral, ou focal da cabeça femoral.

A maioria dos pacientes com impacto femoroacetabular, apresentam uma combinação dos dois tipos (impacto MISTO).

Sintomas

O IFA se manifesta em adultos jovens, ativos, que relatam dor na região anterior do quadril e virilha, causada por atividades que envolvam flexão e rotação do quadril.

O paciente pode perceber uma limitação de amplitude de movimento do quadril. Praticantes de artes marciais, por exemplo, podem notar dificuldade para chutes altos e dançarinos, têm dificuldades para movimentos de aberturas de pernas.

A dor tem tendência a ser progressiva (piorar) com o passar do tempo.

Fatores de Risco

O dano, causado por este mal-funcionamento do quadril, ocorre ao longo dos anos, e é acelerado por atividades físicas intensas. As atividades esportivas que envolvam flexão do quadril estão especialmente relacionadas a piora dos sintomas, dentre elas futebol, tênis, surfe, ballet, corridas.

Durante as atividades esportivas, ou mesmo atividades do cotidiano, o microtrauma repetitivo leva a irritação articular recorrente, lesão labral e, lesão condral que pode ser irreversível e progredir para osteoartrose franca do quadril.

Diagnóstico

O diagnóstico é estabelecido através da história clínica e exame físico e confirmado por exames de imagem – raio-x, tomografia e/ou ressonância magnética.

De modo geral, a radiografia, com incidências especiais é o bastante para o diagnóstico de impacto femoroacetabular. A tomografia pode auxiliar no planejamento cirúrgico por dar mais detalhes do formato tridimensional destas estruturas.

A ressonância magnética é utilizada para se verificar a lesão do labrum – muito comum nos casos de impacto femoroacetabular – da cartilagem e da sinovial, além de mostrar uma dezena de outras causas de dor no quadril que podem ser confundidas com FAI.

Tratamento

Os objetivos do tratamento do impacto femoroacetular são:

  1. Alívio dos sintomas
  2. Oferecer o retorno às atividades esportivas e do cotidiano que foram prejudicadas pela dor
  3. Prevenção da progressão para artrose e necessidade de tratamentos mais agressivos

As deformidades femoral e acetabular não são corrigíveis de forma não cirúrgica. O tratamento conservador, pode levar a um alívio dos sintomas, por meio de analgesia e mudanças de hábito. No entanto, o formato ósseo só é possível com o tratamento cirúrgico.

Quando se indica o tratamento cirúrgico?

Esta resposta deve ser individualizada para cada paciente, mas de maneira geral, a cirurgia é indicada para pacientes que tenham dor, exame físico compatível com as limitações decorrentes da patologia, e que sejam confirmadas por exames de imagem.

AGENDAMENTO DE
CONSULTAS

Atendimento focado em oferecer um diagnóstico preciso, tratamento individualizado e acompanhamento completo em todas as etapas do cuidado com a sua saúde. Se você sente dores no quadril, limitação de movimentos ou foi diagnosticado com alguma condição ortopédica, conte com um especialista preparado para indicar a melhor abordagem – seja clínica ou cirúrgica – visando sempre sua qualidade de vida e bem-estar.


Depoimentos

  • C Caio Debiasi O Ramiro é fantástico! Fiz uma artroscopia de quadril há mais de 10 anos, e hoje sigo praticando esportes com frequência, especialmente surfe e corrida, tendo já concluído duas provas de 21km, entre outras mais curtas, e atualmente estou me preparando para o maior desafio: os tão sonhados 42km de uma maratona!
  • R Gustavo Affonso Gomes O dr. Ramiro é excelente. É referência em quadril, com vasta trajetória em pesquisa e em prática, além de ser de associações importantes, como já foi da diretoria da Sociedade Brasileira de Quadril. (…) Ele pensa estrategicamente as melhores próteses para nós, sendo que são de marcas boas e de materiais bem avaliados na literatura. Já estou conseguindo aos poucos pegar objetos no chão e não uso mais muletas. (…) A qualidade de vida realmente melhora depois da cirurgia.
  • Q Queli Vigano Já fiz duas cirurgias com esse médico, e ele é maravilhoso, eu nunca mais senti dor! Me explicou bem como ia ser a cirurgia, bem atencioso. Pratico esporte laço comprido em rodeios, lido com cavalos e consigo fazer tudo graças a ele!
  • C Frederico Goldschmidt Dr. Ramiro é um ótimo profissional. Realizei artroplastia de quadril e passada uma semana da cirurgia já estava caminhando sem muletas. Em um mês já havia retornado às minhas atividades de caminhada (sem mancar!) e hoje, passado dois meses da cirurgia, já estou realizando passeios longos de bicicleta. Recomendo o Dr. Ramiro para aqueles que têm dúvida e estão perdendo qualidade de vida.
  • Q Marcelo Lopes de Lopes Minha experiência com o Dr. Ramiro Zilles foi muito além do que imaginei. Passei por uma cirurgia de colocação de prótese no quadril com muita tranquilidade e segurança, graças ao desempenho deste excelente profissional e ser humano da melhor qualidade. Médico dedicado, paciente, bem-humorado e um expert na sua área. Agradeço o atendimento prestado e o interesse demonstrado.
  • R Sheila Zaffari Minha homenagem ao cirurgião Ramiro Zilles. Que com competência, paciência e profissionalismo, me operou no dia 07/03/2022. Devo dizer que sou uma paciente difícil, que ele enfrentou me passando segurança em todos os momentos. Foi recomendado a mim por vários amigos, e agora venho fazer a minha recomendação. Parabéns, doutor, e que Deus abençoe suas mãos.

Mais Depoimentos no Google

AGENDAR
CONSULTA