Doenças e Lesões do Quadril Artrose

O que é?

Osteoartrite, também chamada de osteoartrose (ou simplesmente, artrose) é a mais prevalente doença articular, afetando mais de 10% da população mundial, acima dos 60 anos. Trata-se de uma doença crônica, degenerativa, evolutiva.

Pode afetar qualquer articulação, mas é mais frequente nos quadris, joelhose mãos.

Sintomas

A osteoartrite do quadril costuma causar dor e limitação de amplitude de movimento, prejudicando a deambulação (ato de caminhar) e várias atividades do cotidiano. A dor típica é na região anterior do quadril, que piora com o movimento e com o apoio do membro inferior afetado. Várias outras doenças articulares, extra-articulares, de órgãos e tecidos adjacentes e distantes do quadril podem causar dor nessa região, dificultando o diagnóstico.

Fatores de Risco

Existem muitos fatores de risco e predisponentes para artrose, os mais importantes serão abordados abaixo:

  • Idade:
    É o fator de risco mais claramente associado a artrose, iniciando, em casos idiopáticos (sem causa identificada) a partir dos 40 anos. Casos de pessoas com menos de 35 anos, devem ser exaustivamente investigados para causas secundárias de artrose.
  • Obesidade:
    O aumento de peso está claramente associado a maior risco de artrose, especialmente no joelho.
  • Genética:
    Estudos com gêmeos apontam para alta influência familiar.
  • Estresse Biomecânico Articular:
    Fraturas articulares prévias, deformidades congênitas ou adquiridas estão claramente associadas à osteoartrite, e à sua incidência precoce. Muitas delas podem ser abordadas cirurgicamente, prevenindo ou retardando a progressão para a artrose franca.

Diagnóstico

Após a suspeita clínica, o médico pode requisitar alguns exames pra confirmar o diagnóstico de artrose e diferenciá-lo de outras causas de dor no quadril.

O Raio-x segue sendo o exame padrão para o diagnóstico, mas pode não ser capaz de detectar casos precoces.

A Ressonância Magnética identifica várias causas de dor no quadril, e dectecta artrose mais precocemente. No entanto, trata-se de um exame caro e desconfortável – em especial para pacientes com claustrofobia.

A cintilografia é um exame que pode identificar artrose, mas é mais comumente usado para pesquisar outras doenças.

Exames de sangue – podem ser necessários para diferenciar a osteoartrite de doenças reumáticas inflamatórias.

Tratamento

Até a presente data, não existe cura medicamentosa para a osteoartrite, portanto, o tratamento visa aliviar os sintomas, e evitar – ou retardar - a progressão da doença.

Inicialmente são indicadas medicações de várias classes, terapias físicas e mudanças de hábito. Em um segundo estágio, pode se lançar mão de medicações intra-articulares – infiltrações com corticóides, anestésicos ou ácido hialurônico. Quando o estas abordagens não são mais capazes de oferecer boa qualidade de vida ao paciente, pode estar indicado o tratamento cirúrgico.

Reduzir o estresse (carga) nas articulações reduz a dor e pode interferir positivamente na progressão da doença: pacientes obesos se beneficiam da redução de peso; o uso de uma muleta no lado contrário ao da artrose, pode reduzir a carga na articulação em 30 a 60%; ajustes no sapato e palmilhas também podem ser úteis para melhor distribuir a carga.

Nos casos de deformidades que levam à artrose - tanto de nascença quanto adquiridas - existem inúmeros procedimentos cirúrgicos que podem ser valiosos para a prevenção da progressão da doença. O objetivo nesses casos, também é a melhora na distribuição de forças sobre a articulação.

Dentre as opções cirúrgicas, estão as cirurgias preservadoras do quadril, e a artroplastia de quadril.

Abaixo cito as situações mais comuns:

Cirurgias Preservadoras do Quadril

As cirurgias preservadoras, são aquelas em que a articulação não é substituída por componentes protéticos. Essas técnicas visam corrigir deformidades ósseas e tratar lesões de partes moles do quadril.

Dentre as principais indicações estão o impacto femoroacetabular, a lesão do labrum acetabular, as deformidades da infância como epifisiólise do fêmur proximal, displasia do desenvolvimento do quadril e doença de Legg-Perthes-Calvé.

Artroscopia de Quadril

Atualmente, a grande indicação de artroscopia de quadril é o impacto femoroacetabular e a lesão do labrum acetabular.

Osteotomias

Osteotomias são procedimentos no qual o cirurgião realizar cortes programados no osso, de forma a realinhá-lo. Para as doenças e deformidades do quadril, podem ser realizados no fêmur e/ou na bacia.

Artroplastia Total do Quadril

É o nome dado ao procedimento no qual o cirurgião substitui a articulação por uma prótese de quadril.

AGENDAMENTO DE
CONSULTAS

Atendimento focado em oferecer um diagnóstico preciso, tratamento individualizado e acompanhamento completo em todas as etapas do cuidado com a sua saúde. Se você sente dores no quadril, limitação de movimentos ou foi diagnosticado com alguma condição ortopédica, conte com um especialista preparado para indicar a melhor abordagem – seja clínica ou cirúrgica – visando sempre sua qualidade de vida e bem-estar.


Depoimentos

  • C Caio Debiasi O Ramiro é fantástico! Fiz uma artroscopia de quadril há mais de 10 anos, e hoje sigo praticando esportes com frequência, especialmente surfe e corrida, tendo já concluído duas provas de 21km, entre outras mais curtas, e atualmente estou me preparando para o maior desafio: os tão sonhados 42km de uma maratona!
  • R Gustavo Affonso Gomes O dr. Ramiro é excelente. É referência em quadril, com vasta trajetória em pesquisa e em prática, além de ser de associações importantes, como já foi da diretoria da Sociedade Brasileira de Quadril. (…) Ele pensa estrategicamente as melhores próteses para nós, sendo que são de marcas boas e de materiais bem avaliados na literatura. Já estou conseguindo aos poucos pegar objetos no chão e não uso mais muletas. (…) A qualidade de vida realmente melhora depois da cirurgia.
  • Q Queli Vigano Já fiz duas cirurgias com esse médico, e ele é maravilhoso, eu nunca mais senti dor! Me explicou bem como ia ser a cirurgia, bem atencioso. Pratico esporte laço comprido em rodeios, lido com cavalos e consigo fazer tudo graças a ele!
  • C Frederico Goldschmidt Dr. Ramiro é um ótimo profissional. Realizei artroplastia de quadril e passada uma semana da cirurgia já estava caminhando sem muletas. Em um mês já havia retornado às minhas atividades de caminhada (sem mancar!) e hoje, passado dois meses da cirurgia, já estou realizando passeios longos de bicicleta. Recomendo o Dr. Ramiro para aqueles que têm dúvida e estão perdendo qualidade de vida.
  • Q Marcelo Lopes de Lopes Minha experiência com o Dr. Ramiro Zilles foi muito além do que imaginei. Passei por uma cirurgia de colocação de prótese no quadril com muita tranquilidade e segurança, graças ao desempenho deste excelente profissional e ser humano da melhor qualidade. Médico dedicado, paciente, bem-humorado e um expert na sua área. Agradeço o atendimento prestado e o interesse demonstrado.
  • R Sheila Zaffari Minha homenagem ao cirurgião Ramiro Zilles. Que com competência, paciência e profissionalismo, me operou no dia 07/03/2022. Devo dizer que sou uma paciente difícil, que ele enfrentou me passando segurança em todos os momentos. Foi recomendado a mim por vários amigos, e agora venho fazer a minha recomendação. Parabéns, doutor, e que Deus abençoe suas mãos.

Mais Depoimentos no Google

AGENDAR
CONSULTA